A Polícia Civil de Minas Gerais concluiu as investigações da operação Consilium Fraudis, revelando irregularidades graves na gestão da Cooperativa Casmil, em Passos.
Por Ariane Bueno da Silva
04 de Dezembro de 2024 às 10:28
OPERAÇÃO - A Polícia Civil de Minas Gerais concluiu as investigações da operação Consilium Fraudis, revelando irregularidades graves na gestão da Cooperativa Casmil, em Passos. Três ex-gestores foram indiciados por apropriação indébita qualificada, associação criminosa, falsidade ideológica e crimes contra a economia popular.
As apurações, iniciadas em 2020, apontaram que os ex-gestores realizaram operações financeiras de alto risco, como o desconto duplicado de duplicatas e alterações irregulares em documentos fiscais. Essas práticas comprometeram a estabilidade financeira da cooperativa, gerando um endividamento insustentável e perdas para os cooperados.
Embora não tenham sido detectados desvios pessoais, a má gestão resultou em uma dívida de R$ 90 milhões, muito acima dos R$ 14 milhões inicialmente apontados em parecer fiscal. A dívida, agora, será rateada entre os 1,2 mil cooperados, conforme decisão de assembleia realizada em agosto de 2023.
A Casmil já enfrentava problemas desde 2007, quando foi envolvida em um escândalo de adulteração de leite. Na época, 26 pessoas foram condenadas por adicionar substâncias químicas para mascarar a qualidade do produto.
Agora, o inquérito que expõe mais este capítulo de irregularidades segue para análise da Justiça.
Fonte: G1 Imagem: Reprodução Observo
🎤Radio IND FM 90,9 ✅Acesse nosso site www.radioind.fm.br 📲Baixe nosso aplicativo- disponível no Play Store e Apple Store e fique por dentro das melhores promoções!! 👉🏻Chame no WhatsApp e peça sua música 🎥 Inscreva-se no canal da Rádio Ind 90.9