SRS Passos orienta municípios para Campanha de Multivacinação

Escrito por em 14/10/2021

A Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos) iniciou a organização da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. O setor de imunizações do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI) da SRS Passos repassou as orientações para os responsáveis pela administração das vacinas e realizou a distribuição dos imunizantes para os municípios.

Dentre as orientações repassadas pela SRS Passos aos municípios estão os cuidados preventivos contra a covid-19, para que a campanha seja realizada com segurança, de forma a evitar a possível transmissão do novo coronavírus. Conforme orientado no informe técnico do Ministério da Saúde, todas as medidas e protocolos de segurança para proteger a população e os trabalhadores de saúde deverão ser adotados pelos entes federativos.

A campanha acontece de 1º a 29 de outubro, quando deverão ser imunizadas crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias. Márcia Aparecida Silva Viana, coordenadora do NUVEPI/SRS Passos, reforça a importância da vacinação. “Não podemos correr o risco de ter doenças voltando a fazer parte do cenário no Brasil. Por isso, é muito importante que os serviços de saúde, os profissionais de saúde e a sociedade estejam empenhados em garantir a completude do esquema vacinal de cada cidadão de seu município”, disse.

O objetivo é aumentar as coberturas vacinais e a taxa de homogeneidade para diminuir a incidência e eliminar as doenças imunopreveníveis no público-alvo. É importante lembrar aos pais e responsáveis que, ao levar a criança ou adolescente para ser imunizado, é preciso apresentar documento de identificação e a caderneta de vacinação.

Dentre as vacinas que estarão disponíveis nos postos na campanha estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

O “Dia D” da campanha será em 16 de outubro, com a intensificação da divulgação e da mobilização nacional para a imunização do público-alvo.

Nova Resende

O município de Nova Resende tem intensificado as ações sobre a Campanha de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação.

“Não é somente a Covid-19 que nos preocupa, há outras doenças de grande letalidade que podem acometer nossos pequenos e podem ser prevenidas através da vacinação. Por isso, lembre-se de regularizar o cartão de vacina das Crianças. A Sala de Vacina da Saúde da Criança está à disposição para receber, atender e orientar sobre imunização de seu pequeno, de segunda a sexta-feira das 7hs às 11hs e das 12hs às 16hs”, informou a Prefeitura Municipal.

A estratégia busca resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância como na adolescência, visando melhorar as coberturas vacinais e assim manter doenças controladas, eliminadas ou erradicadas.


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]