SRS-Passos distribui 22,9 mil testes de covid-19 aos municípios

Escrito por em 13/01/2022

A Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS-Passos) iniciou nesta quarta-feira (12/01) a distribuição de 22,9 mil testes rápidos para a detecção de covid-19 aos 27 municípios de sua jurisdição. Os testes foram enviados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), através da Coordenação Estadual de Laboratórios e Pesquisa em Vigilância (SUBVS), com recomendação para que os gestores municipais de saúde os direcionem a áreas específicas de atendimento à população para melhor compreensão da situação epidemiológica da doença no estado.

Vários municípios já retiraram as caixas com 20 kits de testes rápidos antígeno (TR-AG) cada uma para a testagem de casos suspeitos sintomáticos e assintomáticos de covid-19, conforme as recomendações da SES-MG, mediante pactuação do CIB-SUS/MG (Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais).

A testagem leva em consideração o cenário epidemiológico dos casos de síndrome gripal em Minas Gerais e a proporção de kits para os municípios têm como base os dados de covid-19 do mês anterior lançados pelos gestores nos sistemas de informação E-SUS e SIVEP, o número de habitantes e alguns indicadores propostos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a SUBVS, a distribuição dos TR-AG cumpre o Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19 (PNE-Teste), do Programa Diagnosticar para Cuidar, do Ministério da Saúde, que passou a incluir os assintomáticos.

Para que a testagem cumpra sua finalidade, que é conhecer e avaliar a situação da epidemia de covid-19 no estado, a SUBVS recomenda aos gestores municipais de saúde o uso dos TR-AG dentro dos eixos da atenção primária à saúde (APS), atenção especializada à saúde (AES), subsistema de saúde indígena (SasiSUS) e da vigilância em saúde. “E se possível, organizem ações de testagem extramuro, podendo, para estes eventos, ser utilizado o guia prático para a realização de triagem de casos de covid-19, utilizando testes rápidos de antígeno descrito no PNE-Teste”, diz a SUBVS.


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]