Secretário de Cultura de Passos busca a criação de Pólo Cultural do Sudoeste de Minas

Escrito por em 30/07/2021

O secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Passos, Pedro Silva, esteve com o Secretário Adjunto de Cultura e Turismo do Estado, Bernardo Silviano Brandão, no dia 13 de julho em Belo Horizonte.

O encontro tratou da criação do Pólo de Criatividade Artístico-Cultural do Sudoeste de Minas, que busca reconhecer e valorizar a autonomia das produções culturais da cidade de Passos e da região.

Nós entendemos a necessidade de ter uma referência cultural mais próxima de Passos, que possa representar as características da nossa produção artística. Com a criação de um pólo cultural próprio do sudoeste de Minas, vamos descentralizar a arte da capital, valorizar a nossa cultura e trazer representatividade para a produção artística de Passos e da nossa região, em Minas Gerais”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Pedro Silva.

Além disso, a reunião também falou sobre o Fórum de Gestores Culturais do Sudoeste de Minas Gerais. A data de realização do evento depende da situação da pandemia da Covid-19, no entanto, assim que for possível realizá-lo, a expectativa é que o Fórum reúna gestores de outras 35 cidades da região.

A secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais apoia o Fórum de Gestores Culturais do Sudoeste do Estado, a ser sediado no município de Passos. Ações como essa são de extrema importância, haja vista que as regiões do Estado passam a descobrir suas próprias vocações e se unir em prol do desenvolvimento da cultura e do turismo do nosso estado.” afirmou Bernardo Brandão. “Para a secretaria, essa ação é muito bem vinda, pois vem de encontro às políticas de regionalização desenvolvidas em âmbito estadual. Acreditamos que construindo em conjunto, é possível gerar emprego e renda nas áreas da cultura e do turismo, além de dar destaque a identidade de cada região”, pontuou o secretário adjunto de cultura de Minas Gerais.

Ainda foi discutido a restauração da Estação Cultura e a doação do prédio do Palácio da Cultura, do Estado para o município.

Na ocasião, o Secretário Municipal de Cultura também visitou o Instituto Yara Tupynambá, com o objetivo de trazer exposições artísticas, inclusive da própria pintora Yara, para o município, bem como também buscar a realização de cursos de formação e oficinas de culinária mineira para os chefs e restaurantes passenses.

Outra visita realizada por Pedro Silva foi na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, onde o secretário buscou exposições literárias para a próxima edição da Feira Literária de Passos (FliPassos), assim como o contato com escritores, para a realização de oficinas e workshops no evento. Ademais, tratou sobre a doação de livros para aumentar o acervo da Biblioteca Municipal de Passos e a transformação da Associação dos Escritores de Passos em uma Academia Passense de Letras.


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]