Mulheres são os principais alvos de diversos crimes e violência em Minas Gerais
Escrito por Nathália Araújo em 11/10/2022
Um minuto e quarenta e dois segundos. Este é o intervalo de tempo para uma mulher se tornar vítima da criminalidade em Minas Gerais. De janeiro a agosto deste ano, 206.392 mulheres foram alvos de ações criminosas em todo o Estado, o equivalente a 852 casos por dia. Os dados, do Observatório de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais, contemplam crimes de ameaça, difamação, estelionato, furto, injúria, lesão corporal, roubo e agressão e comprovam a importância da existência do Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher, lembrado todo 10 de outubro desde o ano de 1980.
Passados 42 anos do dia em que um grupo de mulheres se reuniu nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo para expor o aumento dos crimes de gênero no Brasil e começando esse movimento de luta lembrado em outubro, alguns passos foram dados, como a criação da Lei Maria da Penha e a caracterização do feminicídio, quando matar mulheres pelo simples fato de serem mulheres se tornou crime hediondo. Porém, elas seguem como as principais vítimas das mais variadas formas de violência no Brasil.
Em Minas Gerais, em oito tipos de crimes diferentes, os homens só foram mais vitimados nos casos de furto e de roubo, enquanto as mulheres aparecem como principais alvos em todos os outros seis crimes levantados. Para se ter ideia do quanto o gênero pesa no quesito vulnerabilidade no Estado, as mulheres foram vítimas em 74,5% dos 37.457 registros de vias de fato/agressão em Minas em 2022, com 27.909 de todos os casos computados. Além disso, elas também foram 70% das vítimas de injúria, 67% dos casos de difamação, 62% das situações de ameaças e 55% nos registros por lesão corporal.
Estrutura social que expõe mulheres
O levantamento do Observatório de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais apontou que homens são vítimas mais frequentes de crimes patrimoniais, como furto e roubo, enquanto as mulheres são alvos da violência de gênero, como ameaça, difamação, estelionato, injúria, lesão corporal e agressão. No caso dos furtos, por exemplo, 57,27% dos 137.260 casos denunciados nos primeiros oito meses deste ano têm homens como vítimas. Entre os 22,9 mil roubos ocorridos no mesmo período, 13,4 mil, ou 58,5%, foram contra homens.
Como denunciar
Disque 190 I Se você é vítima ou se ouvir gritos e sinais de brigas
Telefone da Polícia Militar que deve ser acionado em casos de necessidade imediata ou socorro rápido.
Disque 180 I Denúncias de violência doméstica
O atendimento é feito em todo o território nacional, 24 horas por dia. O serviço dispõe de escuta e acolhida qualificada às mulheres. Após o relato e registro do caso, a denúncia é encaminhada aos órgãos competentes.
Disque 100 I Violência contra crianças e adolescentes
O serviço funciona durante 24 horas. As denúncias são gratuitas e podem ser feitas de forma anônima. Os denunciantes recebem um número de protocolo para acompanhar o andamento. É importante denunciar, já que este é um serviço contra uma das violações dos direitos humanos, desenvolvido pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.
Saiba quais os crimes:
Crimes de ameaça
(Consiste em atos de ameaçar alguém, por palavras, gestos ou outros meios, causando um mal injusto e grave)
Feminino – 52.550
Masculino – 31.879
Desconhecido – 73
Crimes de estelionato
(Consiste em atos de enganar alguém para conseguir um benefício, acarretando prejuízo financeiro)
Feminino: 41.479
Masculino: 39.275
Desconhecido: 1.978
Crimes de difamação
(Consiste em atos de atribuir a alguém, de forma pública, um fato específico negativo)
Feminino – 4.239
Masculino – 1.997
Desconhecido: 64
Crimes de injúria
(Consiste em atos de atribuir palavras ou qualidades ofensivas a alguém)
Feminino: 4.691
Masculino: 1.961
Desconhecido: 8
Crimes de lesão corporal
(Consiste em atos que ofendam a integridade física ou a saúde de outra pessoa)
Feminino: 20.959
Masculino: 16.597
Desconhecido: 26
Crimes de vias de fato/agressão
(Consiste em atos contra a integridade física por ataque ou violência contra a pessoa, desde que não resulte em lesões corporais)
Feminino: 27.909
Masculino: 9.535
Desconhecido: 13
Crimes de furto
(Consiste em tomar posse de um bem de alguma pessoa sem ameaçá-la ou sem violência física)
Feminino: 45.610
Masculino: 78.624
Desconhecido: 13.033
Crimes de roubo
(Consiste em tomar posse de um bem de alguma pessoa por meio de ameaça ou com violência física)
Feminino: 8.955
Masculino: 13.420
Desconhecido: 542