Mulheres em situação de vulnerabilidade podem fazer cursos para geração de renda

Escrito por em 02/08/2021

Cursos para mulheres em situação de vulnerabilidade, com foco na geração de renda e oportunidades de negócio, estão com inscrições abertas. São 10 mil vagas por Estado para capacitação em empreendedorismo, educação financeira, marketing digital e beleza. Parte do projeto Qualifica Mulher, a iniciativa propõe oferecer caminhos e estimular a força produtiva feminina.

Gratuitas, as formações podem ser pleiteadas por 270 mil mulheres, com prioridade para aquelas com renda mensal de até 1/2 salário mínimo, com ou sem escolaridade. Para se inscrever, as interessadas devem acessar a página do projeto. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em 2020, o Brasil contabilizou 9,3 milhões de mulheres empreendedoras, o que representa 34% de todos os donos de empresas formalizadas.

O Qualifica Mulher quer formar uma rede de parcerias com o poder público e instituições privadas com objetivo de fomentar qualificação profissional, trabalho e empreendedorismo para geração de emprego e renda. Um dos eixos de atuação do projeto é a empregabilidade e incentivo ao microcrédito para empreendedoras.

A iniciativa — do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) em parceria com a Associação Aliança Empreendedora (AE) — pode ser implantada pela gestão municipal. Caso o Ente local deseje conhecer melhor a ação, ele pode entrar em contato pelo [email protected]

Segundo orienta a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a ação deve ser divulgada pela rede socioassistencial, e demais equipamentos que ofertam serviços às mulheres, como saúde e educação. A divulgação de oportunidades também é uma forma de acolhimento e apoio à garantia de acesso a direitos.

Fonte: CNM Notícias


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]