Ministério da Saúde lança campanha contra Aids com foco nos jovens

Escrito por em 02/12/2022

O Ministério da Saúde iniciou, nesta quinta-feira, 01, uma campanha nacional de prevenção do HIV/Aids. O foco é o público jovem, de 15 a 24 anos, sendo a população mais afetada pela doença. O lançamento ocorre no Dia Mundial de Luta contra a Aids.

Segundo o ministério, 960 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. Só em 2021, foram detectados 40,8 mil casos de HIV e 35,2 mil casos de Aids. Desses, cerca de 727 mil estão em tratamento.

“Precisamos humanizar o tratamento dessas pessoas não só no SUS. A gente não pode deixar que doenças como a Aids fiquem um pouco à margem diante de novas situações, como foi com a chegada da pandemia. Que agente possa gerar equidade em todo o mundo para o tratamento do HIV”, disse a secretária de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos, Sandra Barros.

O principal objetivo da campanha é conscientizar e informar sobre as formas de proteger e prevenir contra a infecção na população mais jovem. Isso porque o novo boletim revela haver maior concentração dos casos de Aids em pessoas com idade entre 25 e 39 anos.

Dos casos registrados na população masculina, 51,7% estão nessa faixa etária. Já entre as mulheres, o percentual chega a 47,4% jovens infectadas.

“O Ministério da Saúde tem como prioridade a redução da mortalidade por Aids. Nesse sentido, foram elaboradas diversas estratégias para qualificação do cuidado e fortalecimento da rede de atenção e às pessoas com Aids Avançada, com a incorporação de novos insumos para detecção de infecções oportunistas”, explica a pasta.


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]