Fiscalização de estradas pauta audiência na quarta (9/12)
Escrito por Nathália Araújo em 07/12/2020
Segundo o Sistema de Internação Hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS), em Minas Gerais, na década 2010-2020, os acidentes causados por transportes terrestres representaram cerca de 15% das internações. Esse percentual equivale a mais de 190 mil pessoas. Apenas em 2019 foram mais de 3 mil mortos nesse tipo de ocorrência no Estado.
Diante dessa realidade, a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai debater, em audiência pública, a fiscalização de rodovias federais e estaduais que cortam Minas Gerais. Requerida pelos deputados Sargento Rodrigues (PTB), João Leite (PSDB) e Gustavo Santana (PL), a reunião será na quarta-feira (9/12/20), às 9h30, no Auditório José Alencar, no andar térreo da Casa.
O deputado João Leite cita a discrepância entre o percentual dessas ocorrências e a evolução dos investimentos. “O crescimento do número de acidentes na BR-040, por exemplo, está numa ascendente maior do que os investimentos públicos e privados que deveriam estar ocorrendo para evitar mortes, sequelas graves, perdas de cargas. Este é um tema que precisa do constante acompanhamento dos deputados, fiscalizando a aplicação desses recursos, especialmente quando se aproxima o período das comemorações de fim de ano”, alerta o parlamentar.
Também estará em pauta a importância da realização de operações de conscientização de motoristas e de prevenção de acidentes.