Estudantes mineiros selecionados para o Parlamento Jovem Brasileiro são empossados em reunião virtual
Escrito por Nathália Araújo em 09/11/2020
O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) realizou, nesta sexta-feira (6/11), a posse dos 78 jovens brasileiros selecionados para participar da iniciativa. Este ano, devido à pandemia da Covid-19, as ações do PJB estão sendo realizadas de forma virtual. Dentre os deputados jovens, oito são mineiros e, deste total, dois são estudantes da rede pública estadual de ensino.
De hoje até o mês de maio de 2021, os estudantes terão a oportunidade de vivenciar as principais etapas de um processo legislativo. De acordo com o calendário, a partir da posse, os jovens terão uma série de atividades virtuais, como tutoria a distância para relatoria de projetos e redação de pareceres, realização de audiências públicas e deliberação nas comissões temáticas. Ao fim das atividades está prevista a realização de uma sessão plenária, em Brasília.
As ações do PJB podem ser acompanhadas no site https://www2.camara.leg.br/a-camara/programas-institucionais/educacao-para-a-cidadania/parlamentojovem.
Rede estadual
Pela rede pública estadual de ensino mineira estão participando da iniciativa as alunas: Maria Helena Oliveira Soté, da Escola Estadual Messias Pedreiro, em Uberlândia; e Rafaela Cristina Ferreira, da Escola Estadual Dr. Adiron Gonçalves Boaventura, em Rio Paranaíba.
Para Rafaela, a experiência da posse, mesmo de forma virtual, foi única. “Mesmo longe senti um nervosismo e uma alegria inexplicáveis. É muito gratificante saber que o meu esforço valeu e que, agora, sou uma deputada jovem”, revela a aluna do 1º ano do ensino médio. Para participar da iniciativa, ela apresentou um projeto de lei sobre a criação de grupos de apoio em escolas públicas para adolescentes grávidas ou que já engravidaram.
Já Maria Helena conta que a posse foi um momento muito especial e que está gostando das atividades que estão sendo oferecidas pelo PJB. “Gostei muito. Apesar de tudo ter começado recentemente, já deu para trocar muitas ideias e aprender coisas novas”. Para participar do Parlamento Jovem Brasileiro, a estudante do 3º ano do ensino médio escreveu um projeto de lei propondo que os jogos eletrônicos, ou seja, os de computadores, sejam usados na escola como uma forma alternativa de ensino.
A relação completa com o nome de todos os jovens que estão participando do PJB por Minas Gerais e pelos demais estados, você confere clicando aqui.
A iniciativa
O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) é um programa de educação para a democracia realizado anualmente pela Câmara dos Deputados. O PJB tem por objetivo proporcionar aos estudantes de ensino médio a vivência do trabalho dos Deputados Federais, por uma semana, na Câmara dos Deputados.
Fonte: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais