Cartório de Carmo informa que é falsa a mensagem sobre prazo para cadastramento da biometria

Escrito por em 26/01/2022

A Justiça Eleitoral está sempre alertando a população sobre a importância de buscar informações a respeito do processo eleitoral nos canais oficiais do TSE e do TRE/MG. Mais uma vez, esse alerta é necessário.

Um texto que está circulando nas redes sociais e aplicativos de mensagem diz que eleitoras e eleitores que não cadastrarem a biometria até o dia 4 de maio não poderão votar em 2022, porque a biometria será obrigatória nas eleições deste ano. Essa mensagem é falsa. Nenhum eleitor será impedido de votar por não ter feito o cadastramento biométrico. A coleta da biometria está suspensa em todo o Brasil, desde março de 2020, por causa da pandemia de covid-19.

A medida foi determinada pela Resolução TSE nº 23.615/2020 e mantida pela Resolução TSE nº 23.667/2021. Não há previsão de que o recadastramento biométrico seja retomado. O prazo de 4 de maio existe, e é chamado de fechamento de cadastro. Mas ele é válido apenas para solicitar o alistamento eleitoral (1ª via do título), transferência, atualização ou regularização do título de eleitor. Quem está com o título de eleitor em dia, mas ainda não cadastrou a biometria, não precisa buscar atendimento agora e poderá votar normalmente nas Eleições 2022. Quem está com o título cancelado, tem até o dia 4 de maio para procurar atendimento da Justiça Eleitoral e solicitar a regularização do cadastro.

Assim, ficará apto a votar nas Eleições 2022. A solicitação de emissão, transferência, atualização ou regularização do título de eleitor pode ser feita pelo sistema Título Net, no site do TRE/MG (www.tremg.jus.br), ou pessoalmente no cartório eleitoral, de segunda à sexta-feira, das 12 às 18 horas, exceto feriados. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo Disque-Eleitor – telefone 148 ou (35) 3561- 1793 – telefone do cartório eleitoral.


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]