Apicultor de Juruaia recebe o primeiro selo SIM CIMOG do município
Escrito por Nathália Araújo em 04/10/2022
O Consórcio Intermunicipal da Baixa Mogiana (CIMOG) entregou no dia 27 de setembro de 2022 o primeiro selo SIM do município de Juruaia. O Selo de número 006 é do Apicultor Ramon de Souza Marques, do Mel Zeplin.
Para Ramon, o selo de inspeção, além de formalizar e legalizar seu produto, vai garantir ao cliente que o mel consumido segue rigorosas exigências sanitárias e de higiene por toda sua cadeia de produção, que as boas práticas se iniciam já na colheita do mel, e que existe toda uma logística para o processo de transporte e beneficiamento do produto. A casa do mel que é inspecionada pelas autoridades sanitárias, também segue rigorosas regras desde a sua infraestrutura, o manejo, e os equipamentos utilizados, tudo deve ser esterilizado, inclusive os trabalhadores, que devem seguir procedimentos metódicos de limpeza. O trabalho é levado muito a sério e seguir todos os passos é imprescindível para que a qualidade do produto seja garantida.
Todo o processo foi acompanhado por Maria Luísa,médica veterinária e coordenadora do SIM – CIMOG , queressaltou a felicidade de entregar o primeiro selo no município de Juruaia. “O Ramon nos procurou desde a primeira reunião e já começou dar andamento na papelada e adequação do estabelecimento, por isso conseguimos entregar o selo 006 a ele rapidamente. Com os novos rótulos com o selo de inspeção regional ele já poderá vender dentro dos 16 municípios que abrangem o consórcio.”
Em 2021, o Sebrae Minas, a Associação de Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana (Amog) e o Consórcio Intermunicipal da Baixa Mogiana (Cimog) se tornaram parceiros na implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Com isso, produtores rurais do sudoeste de Minas que aderiram ao programa, estão se preparando para receber o selo de certificação, que garante vários benefícios.
O SIM tem o objetivo de legalizar e regulamentar o comércio regional de produtos de origem animal, como carne, leite, mel e seus derivados, além de ovos e doces. A Prefeitura de Juruaia fez adesão ao programa e começa a colher os primeiros frutos dessa parceria. Colaboraram de forma ativa na conquista do primeiro selo a Vigilância Sanitária Municipal e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turístico.